O encenador britânico John Barton, cofundador da Royal Shakespeare Company, morreu na quinta-feira, aos 89 anos, revelou a companhia teatral inglesa.

John Barton cofundou a Royal Shakespeare Company em 1960, juntamente com Peter Hall, e nela permaneceu durante toda a vida, dirigindo peças como "Twelfth Night" ("Noite de Reis"), em 1969, com a atriz Judi Dench, "Muito barulho por nada" (1976), ou "O mercador de Veneza" (1978).

A maior influência de John Barton na companhia teatral terá sido "a paixão pelo verso e a capacidade em desvendar as pistas que Shakeaspeare deixou nos textos de modo a que os atores o interpretassem com frescura e clareza", escreveu a Royal Shakeaspeare Company.

O encenador e diretor teatral terá ainda inspirado várias gerações de atores com a série televisiva "Playing Shakespeare", iniciada em 1982, com a participação de, entre outros, Ian McKellen, Ben Kingsley e Peggy Ashcroft.

John Barton desaparece meses depois de Peter Hall, cofundador da Royal Shakespeare Company, que morreu em setembro passado, aos 86 anos, em Londres.