Os manifestantes antigovernamentais que há várias semanas protestam nas ruas da capital tailandesa bloquearam esta segunda-feira sete cruzamentos de estradas principais em Banguecoque, em mais uma ação para derrubar o Governo.

Suthep Thaugsuban, antigo vice-primeiro-ministro, lidera os protestos que visam agora paralisar a capital tailandesa até que Yingluck Shinawatra e o seu Governo aceitem demitir-se e entregar o poder a uma comissão nomeada para mais tarde serem realizadas eleições.

A contestação do Partido Democrata ao poder de Yingluck, acusada de corrupção e de ser uma marioneta nas mãos do irmão, o antigo chefe do Governo Thaksin Shinawatra deposto por um golpe militar em 2006, levou a chefe do Governo a fazer cair o parlamento e a convocar eleições, mas o forte apoio popular que dispõe deverá reconduzi-la no poder.

Nesse sentido e para evitar a continuação de Yingluck no Governo, o Partido Democrata, através da contestação popular, quer o poder entregue a comissão escolhida sem eleições para, mais tarde, se realizar um ato eleitoral.