A Igreja de Tagbha, localizada nas imediações do Mar da Galileia e onde, segundo a Bíblia, terá ocorrido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus Cristo, amanheceu esta quinta-feira com parte das suas instalações atingidas por um incêndio.

Duas das 12 pessoas que na altura se encontravam no interior do edifício tiveram de ser hospitalizadas devido à inalação de fumo.

“Durante a noite produziu-se um incêndio na igreja do Mar da Galileia”, para onde se destacaram serviços de emergência, comunicou o porta-voz da polícia israelita, Micky Rosenfeld.

O responsável revelou que foram encontradas palavras em hebraico pintadas numa das fachadas da igreja, o que leva as autoridades a suspeitarem que o incêndio tenha sido intencional, apesar de não estarem identificados quaisquer suspeitos.

Num dos corredores de entrada no edifício, foi escrito “os falsos deuses serão eliminados”, parte de uma oração judia do livro de orações Siddur.

O alerta foi dado durante a madrugada, às 04:00 locais, e na altura encontravam-se 12 voluntários no local, que tentaram controlar de imediato as chamas. Os bombeiros conseguiram dominar o fogo, que atingiu sobretudo o telhado, mas há alguns danos a registar numa biblioteca da igreja e em alguns escritórios.