A China é o maior consumidor de tabaco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada três cigarros, no mundo, é fumado na China. Mas as autoridades preparam-se para proibir o fumo em locais públicos fechados, até ao final do ano, escreve a CNN. Um inquérito, realizado em 2010, revela ainda que mais de metade dos homens chineses é fumador.

Em 2011, as autoridades chineses emitiram diretrizes para que o consumo de tabaco fosse proibido em hotéis e restaurantes, no entanto, estas não estão a ser devidamente cumpridas.

De acordo com a agência de notícias oficial do país, a Xinhua, a Comissão Nacional da Saúde e da Família está a preparar uma lei para controlar o fumo e punir quem não cumprir. Esta deverá ser implementada até ao final do ano.

As autoridades de saúde chinesas estimam no país mais de um milhão de mortes, todos os anos, relacionadas com o consumo do tabaco. Sendo que esse valor deverá chegar aos três milhões em 2050, se nada for feito em relação ao assunto.

No mês passado, os governantes já foram avisados para não fumarem em locais públicos como, por exemplo, hospitais, transportes ou escolas. Devem servir como exemplo a seguir.