Vai ser proibido acender um cigarro em qualquer carro onde estejam menores a partir desta quinta-feira, no Reino Unido. A nova legislação visa evitar que as crianças se tornem fumadores passivos e contraiam doenças relacionadas com o tabaco no futuro, escreve o jornal El Nacional.

A partir desta quinta-feira, qualquer condutor inglês que fumar no próprio veículo, se estiver com crianças, estará a cometer uma ilegalidade. Serão também sancionados, com uma multa de 50 libras, quaisquer outros passageiros que estejam no carro e resolvam fumar na presença de menores de 18 anos.

Esta nova lei vem na sequência de uma outra implementada no País de Gales, para evitar que as crianças e os jovens respirem o fumo e possam desenvolver doenças como, por exemplo, cancros e problemas respiratórios.

Segundo a Fundação Britânica do Pulmão, cerca de 430.000 crianças são expostas todas as semanas ao fumo de cigarros durante viagens de carro.

Esta legislação soma-se a outras que já foram aprovadas nos últimos anos para proibir as pessoas de fumarem em locais públicos fechados e nos postos de trabalho. Para além disto, foi proibida a venda de tabaco em máquinas.