Parecia um tornado. A entrar pela pacata cidade de Thorpeness, na costa de Suffolk, no Reino Unido e a estragar aquele costumeiro fim de tarde aos habitantes locais e turistas que estavam nos pubs.

Afinal, quem viu, viu! E o que viu foium fenómeno meteorológico único e espetacular, que alguns registaram e partilharam na internet.

Garantidamente, o fenómeno meteorológico ocorrido na costa de Suffolk, no Reino Unido, encantou habitantes e visitantes da vila britânica de Thorpeness.

A ciência explica

Aparte a espetacularidade, o que supreendeu aquele fim de tarde na cidade da costa inglesa não foi um tornado, como os que os habitantes locais estavam habituados a ver nos Estados Unidos, através da televisão. Mas até podia ter sido...

Se tocasse a superfície da Terra seria um tornado", explicou Steven Keates, meteorologista do Met Office, ouvido pelo jornal britânico Metro.

Segundo a imprensa britânica, avistar tornados é algo mais comum nos Estados Unidos. Apesar de locais como Suffolk terem já sido atingidos, como até ocorreu em 2010, no caso, tratou-se de um outro fenómeno, igualmente espetacular: uma tromba de água.

Nuvens em funil são nuvens rotativas geradas por uma mudança na direção e velocidade dos ventos", explicou Marc Petagna, meteorologista do Met Office ao jornal Daily Star, relativamente à formação das trombas de água.