Os Estados Unidos estão a alertar os turistas americanos para o risco de ataques terroristas na Europa durante o verão, particularmente aqueles que viajarem para França para assistirem ao Europeu de futebol, entre 10 de junho e 12 de julho.

A grande afluência de turistas na Europa nos meses de verão representa um alvo para ataques terroristas planeados para locais públicos, em particular eventos de grande dimensão”, alerta o Departamento de Estado norte-americano, num alerta aos viajantes, divulgado nesta terça-feira pelas agências internacionais.

O Campeonato da Europa vai concentrar milhares de adeptos em França, não só nos estádios como em praças e outros locais públicos, como centros comerciais, onde poderão ser transmitidos os jogos ou realizados festejos.

O Euro2016 começa a 10 de junho com o jogo entre França e Roménia, no estádio Stade de France, em Paris. Portugal terá o primeiro encontro dia 14, frente à Islândia.

Alertámos os cidadãos norte-americanos para o risco de um potencial ataque terrorista na Europa, tendo como alvo grandes eventos, pontos de atração turística, restaurantes, centros comerciais e meios de transportes”, acrescenta o documento, com o alerta válido até 31 de agosto.

França tem mantido o nível de alerta para ataques terroristas desde os ataques em Paris que vitimaram 130 pessoas, a 13 de novembro de 2015.

O alerta norte-americano destaca, ainda, a realização do Dia Mundial da Juventude Católica, que deverá levar 2.5 milhões de visitantes a Cracóvia, na Polónia, entre 26 e 31 de julho.

"Haverá controlo de fronteiras na Polónia entre 4 de julho e 2 de agosto", consta ainda no aviso.