Durante uma limpeza ao rio Óder, na Polónia, foi encontrada, na quarta-feira, uma bomba da II Guerra Mundial, que após mais de 70 anos, continua carregada. sem ter explodido.

As autoridades locais avançaram a informação de que o risco de explosão da bomba obrigou à deslocação das seis centenas de pessoas da cidade Glogów.

O engenho explosivo pesa cerca de 250 quilogramas e foi lançado durante os bombardeamentos que decorreram durante a II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

Um grupo especializado do exército polaco está a tentar transportar a bomba para uma base militar, localizada nas proximidades da cidade, para proceder à sua desativação, segundo noticia o jornal espanhol La Vanguardia.

Os residentes de Glogów que foram deslocados, seguiram de autocarro até centros de acolhimento, onde irão permanecer até que a bomba seja retirada do rio.

Já no mês passado, foi também encontrada uma outra bomba, de origem alemã, na mesma localidade polaca, o que obrigou igualmente à retirada de centenas de pessoas.

Vários engenhos explosivos, não detonados, são encontrados com alguma frequência na Polónia, país que foi muito bombardeado durante a II Guerra Mundial.