A melhor hora para tomar a vacina da gripe ou para fazer uma cirurgia não deve estar dependente apenas da agenda do centro de saúde ou do médico. É essa a conclusão a que chegou um grupo de investigadores da universidade de Birmingham, no Reino Unido. Mas, porquê?

Segundo os cientistas, as pessoas alvo do estudo que disseram ter sido vacinadas contra a gripe logo pela manhã, apresentaram menos exposição ao vírus da gripe, já que registavam uma concentração maior de anticorpos do que aqueles que só foram vacinados no período da tarde.

 

Vacina (Foto Reuters)

Por outro lado, da próxima vez que for marcar uma cirurgia e, eventualmente, lhe perguntarem se quer ser intervencionado de manhã ou à tarde, lembre-se deste artigo. Desta vez,um estudo levado a cabo por cientistas americanos que a BBC cita, revela que, nas cirurgias ocorridas entre as 09:00 e as 12:00, o risco de erro é menor. Após analisar 90 mil cirurgias, a equipa concluiu que, à tarde, os funcionários dos hospitais estão mais cansados e o utente mais impaciente.

Os ataques cardíacos também são mais comuns no período da manhã. Um investigador da Universidade de Oxford chegou à conclusão que a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco é 49 vezes maior durante a manhã porque o sangue, mais espesso nesse período do dia, pode coagular. Por isso, se toma medicação para este problema, deve fazê-lo de manhã.

É de manhã igualmente que os casais que querem engravidar devem apostar nas relações sexuais. O mesmo investigador, Russell Foster, defende que é ao acordar que o nível de espermatozóides está mais elevado.

 

Um carro transformado em cama (Foto Reuters)

Ao fazer sexo gasta calorias, mas se quer mesmo perder peso, deve apostar nas primeiras horas do dia, ainda antes de tomar o pequeno-almoço, segundo Russell Foster.

À tarde

Mas, atenção, se o seu desporto favorito é a aeróbica, deve deixar essa atividade para depois de almoço. Segundo o investigador Boris Medarov, “associamos o fim do dia com estarmos mais cansados e menos motivados para fazer exercício, mas é quando a capacidade pulmonar é melhor", como cita a BBC.

A capacidade cardiovascular também está em alta à tarde, pelo que se tiver de carregar pesos, deixe isso para o final do dia.

E, se quer perder peso, mas não está para fazer exercício às primeiras horas do dia, aqui fica outra dica. Não comer a partir da tarde e até às seis da manhã é uma boa estretégia para perder peso.

Antes de ser deitar deve tomar os medicamentos para a asma e para a acidez no estômago. Os ataques de asma são mais comuns durante a madrugada. Por outro lado, os ácidos atacam mais quando o corpo está na posição horizontal.