Mais de 220 mil pessoas está esta sexta-feira sem luz devido à forte tempestade que se faz sentir em São Francisco, nos Estados Unidos.

A chuva intensa e ventos capazes de atingir os 225 km/hora nas montanhas da Serra Nevada instalaram o caos na região. Linhas férreas cortadas, 240 voos cancelados, escolas fechadas.

Um rapaz ficou com o braço preso debaixo de uma árvore que não resistiu aos ventos e às terras saturadas. Os bombeiros tiveram que cortar os ramos para retirar o jovem que foi levado para o hospital sem grandes ferimentos.

O instituto de meteorologia alerta precisamente para os riscos de derrocadas, com as terras muito molhadas e os ventos fortes, que também derrubam árvores que caem em cima das linhas de eletricidade cortando a energia a milhares de habitantes.

Os acidentes de automóvel são outra das preocupações das autoridades, inclusive na ponte «Golden gate», construída de modo a precaver o efeito dos ventos. Os acidentes registados até à data não fizeram vítimas.
Mas, há quem veja o lado positivo. Uma testemunha ouvida pela BBC conta que os alunos da sua zona que estão sem aulas, divertem-se a andar de canoa pelas ruas.