Os Estados Unidos preparam-se para instalar armamento pesado, incluindo tanques para até 5.000 homens, em vários países bálticos e da Europa de Leste. O objetivo é responder a uma eventual agressão russa, noticiou este sábado o "The New York Times". 

Se a proposta do Pentágono for aceite pelo executivo norte-americano, os Estados Unidos colocarão pela primeira vez armas pesadas nos países que recentemente aderiram à NATO e que, antes da queda do muro de Berlim, pertenciam à esfera de influência da União Soviética, escreve o diário, citando fontes anónimas norte-americanas e aliadas.

O objetivo é tranquilizar os países bálticos e outros países da Europa de Leste que estão muito preocupados desde a anexação da Crimeia pela Rússia e o início dos combates na Ucrânia, onde separatistas pró-russos contestam a autoridade de Kiev no leste do país.

ainda na última noite, houve nova violação do cessar-fogo na Ucrânia. O aeroporto de Donetsk foi palco de novos combates entre separatistas e o exército ucraniano.