Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão, China e Coreia do Sul vão reunir-se no final mês, num encontro trilateral que não se celebra desde 2012, devido ao deterioramento das relações na região, segundo o representante japonês, Fumio Kishida.

Kishida explicou esta sexta-feira, em declarações recolhidas pela agência Kyodo, que a reunião será a 21 e 22 de março em Seul, e que está também planeado um encontro com a Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

A última vez que os responsáveis máximos da diplomacia dos três países se reuniram foi em 2012, seis meses antes de o Governo japonês nacionalizar três das ilhas Senkaku/Diaoyu, cuja soberania é reclamada pela China.

A decisão enfureceu Pequim e levou a que as relações bilaterais entre os dois países entrassem no seu pior momento de décadas.

O encontro servirá para preparar terreno para uma possível cimeira trilateral com os chefes de Governo dos três países, que vinha a ser celebrada anualmente desde 2008, mas que não é retomada desde maio de 2012.