O «Top Gear», programa dedicado a automóveis e um dos mais importantes e rentáveis da BBC, não vai ser emitido no próximo domingo, depois de o apresentador Jeremy Clarkson ter sido suspenso nesta terça-feira pela estação pública britânica de televisão. As gravações do programa foram canceladas e o episódio previsto para o próximo domingo não será emitido enquanto o canal investiga o que sucedeu.

«Na sequência de uma discussão violenta com um produtor da BBC, Jeremy Clarkson foi suspenso e decorre uma investigação», disse um porta-voz da estação pública britânica, citado pela Sky News.

«Mais ninguém foi suspenso. O Top Gear não ser emitido no domingo. A BBC não fará mais comentários por agora», acrescentou o mesmo porta-voz.


Esta não é a primeira vez que Jeremy Clarkson, uma das grandes estrelas da televisão, está envolto em polémica. O próprio apresentador confessou que, em 2014, recebeu um «aviso final» da administração da BBC depois de ter sido acusado de racismo ao utilizar a palavra «niger» («preto») durante as filmagens de um episódio do «Top Gear», um dos mais conhecidos programas de automóveis do mundo. Nessa altura, o diretor geral da BBC, Tony Hall, interveio e Clarkson não sofreu qualquer ação disciplinar.





Nos últimos anos, Jeremy Clarkson, que é conhecido por fazer testes de carros atrevidos e politicamente incorretos, acumulou uma série de polémicas. O apresentador catalogou como «egoístas» as pessoas que se suicidam atirando-se para debaixo de comboios. Clarkson teve ainda de pedir desculpa por dizer que os trabalhadores grevistas deviam ser abatidos. Noutra ocasião, o apresentador usou um termo racista num programa filmado na Birmânia. Por fim, Jeremy Clarkson acabou o ano de 2014 a conduzir um Porsche na Argentina com a matrícula H982 FKL, o que muita gente entendeu como uma referência ao conflito nas Malvinas (Falklands) que opõe a Argentina e o Reino Unido.

A retirada de «Top Gear» da grelha da BBC terá fortes consequências para a estação. De acordo com o jornal «The Guardian», o Top Gear rende anualmente mais 150 milhões de libras (cerca 200 milhões de euros) à BBC, sendo o programa mais visto da BBC2, com cinco milhões de telespectadores ao domingo.