Duas sondagens divulgadas, nesta terça-feira, revelam que a maioria dos britânicos votará a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no referendo de 23 de junho.

Se na semana passada, o campo a favor da manutenção na UE parecia estar na liderança das intenções de voto, são agora os apoiantes do “Brexit” que surgem agora à cabeça nestes dois inquéritos realizados pelo instituto de sondagens ICM para o diário britânico The Guardian.

A primeira sondagem foi realizada por telefone junto de uma amostra representativa de 1.004 pessoas, entre 27 e 29 de maio. O "sim" à saída da UE constituiu 45% das intenções de voto, contra 42% dos defensores do "não" e 13% de indecisos.

Trata-se da primeira sondagem do ICM feita pelo telefone a dar vantagem ao Brexit.

A segunda sondagem foi realizada nas mesmas datas junto de 2.052 pessoas, mas na internet, método que habitualmente dá resultados mais favoráveis aos apoiantes da saída do Reino Unido da UE (Brexit, formada pelas palavras “Britain” e “exit”).

O inquérito online deu aos apoiantes do Brexit 47% das intenções de voto, contra 44% dos apoiantes da manutenção e 9% de indecisos.