O Reino Unido vai sentir esta semana os dias mais quentes dos últimos 100 anos. As temperaturas vão rondar os 34 graus.

De acordo com instituto de meteorologia inglês, as últimas semanas já têm sido muito quentes para o que costuma acontecer no terrirório britânico.

E parece que o sol "veio mesmo para ficar". O instituto alerta que os dias quentes se vão manter durante toda a semana e apela aos britânicos que se protejam do sol.

O país está, de resto, em alerta por causa da onda de calor. Uma onda de calor que deverá ficar por território inglês pelo menos mais duas semanas e que é a mais quente do século. 

A onda de calor vai manter-se entre as 9:00 de segunda-feira e as 9:00 de sexta-feira, em várias partes da Inglaterra", pode ler-se no comunicado do instituto, citado pelo jornal Metro.

As autoridades sublinham que os britânicos devem manter-se hidratados, ter a casa o mais fresca possível e ajudar quem esteja a viver sozinho. 

Mantenha-se hidratado. Se conhecer alguém que seja mais velho e a viver sozinho tenha a certeza que eles sabem o que fazer." 

O centro de Saúde Pública inglês pediu a todos os que passam horas ao sol para usarem creme e roupa que os proteja da radiação solar.

Parece que vão estar pelo menos 34 graus alguns dias deste semana, o mais provável é ser na quarta ou na quinta, no sudeste e este de Londres, Essex, Kent, este de Anglia e Lincolshire - fazendo assim com que se sinta o dia mais quente que tivemos até agora."

Segundo a imprensa inglesa, o calor e a humidade vão também aumentar o risco de trovoadas no Reino Unido.