A cidade de Melbourne, na Austrália, voltou a ganhar o título de melhor cidade para viver em 2015, no ranking da Unidade de Inteligência do Economist (EIU), que anualmente seleciona os melhores e os piores locais no mundo.

Austrália, Canadá e Áustria dominam o top 5. As cidades asiáticas continuam a encabeçar as piores cidades a nível mundial.

A lista, que incorpora a estabilidade, serviço de saúde, cultura, ambiente, educação e infraestruturas em 140 cidades, voltou a eleger Melbourne para o primeiro lugar, pelo quinto ano consecutivo. A pontuação vai dos 0 aos 100 e, este ano, a cidade conseguiu conquistar 97.5 pontos.

A listagem destacou também a cidade de Viena, na Áustria, no segundo lugar e, em terceiro, a cidade de Vancouver, no Canadá. Em quarto está Toronto, seguida de outra cidade canadiana, Calgary, que teve um empate técnico com a cidade de Adelaide, na Austrália.

Segundo o relatório, “estas cidades apresentam poucos desafios” a uma boa qualidade de vida, apresentando taxas de criminalidade baixas, boas infraestruturas e serviços sociais de qualidade.

Sem surpresas, a cidade de Damasco, na Síria, que está a ser palco de uma guerra civil, foi eleita a pior cidade para se viver. Em penúltimo está Dhaka, no Bangladesh, seguida de Port Moresby, na Nova Guiné. Lagos, na Nigéria, e Tripoli, na Líbia, encerram a lista das piores cidades.

Nos últimos 12 meses, a qualidade de vida subiu nas maiores cidades chinesas, mas decresceu na América e na Europa.

O relatório refere que, a comparar com os anos anteriores, a qualidade de vida média desceu 1% e que a estabilidade e a segurança caíram 2.2% no último ano. Fatores que têm contribuído para o declínio são os atentados terroristas e os conflitos militares no Médio Oriente, na Ucrânia e Líbia.

“O ranking da EIU mostra que, desde 2010, que a qualidade de vida tem decrescido em 57 países, nos últimos cinco anos”, pode ler-se no relatório.


Verifique aqui a pontuação das cinco das melhores e cidades do mundo:

1. Melbourne, Austrália - 97.5
2. Viena, Áustria - 97.4
3. Vancouver, Canadá - 97.3
4. Toronto, Canadá - 97.2
5. Adelaide, Austrália - 96.6
5. Calgary, Canadá - 96.6

Quanto às cidades com pior qualidade de vida:

136. Tripoli, Líbia - 40
137. Lagos, Nigéria - 39.7
138. Port Moresby, Nov Guiné - 38.9
139. Bhaka, Bangladesh - 38.7
140. Damasco, Síria - 29.3