As autoridades sauditas devem aplicar em breve ao blogger Raif Badawi o segundo lote de 50 chicotadas, das mil a que foi condenado por alegados insultos ao islão. A informação foi avançada pela mulher do blogger, em declarações citadas pela CNN.
 
Raif Badawi está preso desde 2012 por causa do blog Saudi Arabian Liberals, onde promovia debates sobre política e religião e defendia um regime laico. De acordo com a mulher de Raif, o blogue foi criado em 2008, com o objetivo de promover a discussão sobre a fé.
 
Em 2014, um tribunal religioso condenou, por insultos ao islão, a 10 anos de cadeia e a mil chicotadas. As chicotadas devem ser aplicadas em lotes de 50, durante 20 semanas seguidas.
 
O primeiro lote foi aplicado em janeiro deste ano, mas, desde essa altura, o castigo tem sido adiado inúmeras vezes. A última vez em junho. Contudo, num comunicado publicado esta terça-feira no site da Raif Badawi Foundation, a mulher do blogger escreveu que uma “fonte informada” lhe disse que as autoridades sauditas devem prosseguir com o castigo. A mesma fonte também lhe disse que este segundo lote de chicotadas deve ser aplicada dentro da prisão, apesar de a sentença prever que o castigo fosse aplicado em público.
 
 

Message from Ensaf Haidar http://www.fondationraifbadawi.org/urgent-statement-flogging-of-raif-badawi-will-resume/

Posted by Fondation Raif Badawi Foundation on  Terça-feira, 27 de Outubro de 2015

A mulher de Raif já tem asilo político garantido pelo Canadá para ela, para o marido e para os três filhos do casal. A mulher apelou por misericórdia ao rei saudita.