Todos nós conhecemos a imagem atual do príncipe Carlos, mas são poucos os que se lembram da infância do herdeiro ao trono da realeza britânica.

Este domingo, foi divulgado um clip que junta dois vídeos, filmados em 1948 e 1950 pela rainha e editados por Michael Parker, secretário pessoal do príncipe Phillip, que já tinha sido exibido, a 4 de abril de 2013, durante uma receção à indústria de filmes britânica pela rainha, para assinalar o dia da mãe, celebrado neste domingo.

Nas imagens, Isabel II, de apenas 23 anos, brinca com o filho e incentiva-o a dar os primeiros passos atrás de uma bandeja com cubos de brincar. O vídeo, a preto e branco, dura apenas 50 segundos, mas a cumplicidade entre mãe e filho é evidente.

No segundo vídeo, o príncipe Carlos surge sozinho, no exterior, enquanto a mãe acena de uma janela divertida. As imagens passam depois para uma rainha sentada no sofá, com um livro no colo, que faz cócegas no filho enquanto este se ri da brincadeira.

Imagens inéditas que também já tinham sido mostradas durante um tributo que a Rainha Isabel II fez ao filho, durante a mensagem de Natal de 2008, para assinalar o 60º aniversário do príncipe Carlos, e no documentário da BBC "A Jubilee Tribute to the Queen by the Prince of Wales" de 2012.