Hillary Clinton é candidata às eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos da América (EUA). A ex-primeira dama e antiga secretária de Estado norte-americana anunciou oficialmente, este domingo, através da rede social Twitter, que é candidata à nomeação democrata.
 

«Sou candidata à presidência. Os americanos precisam de um campeão todos os dias e eu quero ser esse campeão», diz a mulher do antigo presidente Clinton.



Minutos mais tarde, um vídeo com o anúncio formal da candidatura foi publicado no site oficial da campanha e também no YouTube.

«Vou para a estrada para conseguir o seu voto. Vou candidatar-me à presidência», diz Hillary Clinton, entre imagens de trabalhadores e famílias da classe média e de diversas origens étnicas e preferências sexuais.



 

Partindo da premissa de alguém que está a preparar-se para um acontecimento especial, o vídeo apresenta os testemunhos de pessoas que se preparam para um novo emprego, para a reforma, para ter um filho, até para se casar - o casal que faz referência ao casamento é homossexual.

Quase no final dos 2,18 minutos de vídeo, Hillary Clinton surge a dizer que também está a preparar-se para algo: para se candidatar à presidência dos EUA. Sublinhando que quer ser a campeã dos americanos, a candidata democrata despede-se a dizer que vai fazer-se à estrada para conseguir os votos, esperando que possam acompanhá-la nessa viagem.

O anúncio também foi partilhado na página do Facebook, conseguindo em menos de dez minutos mais de sete mil visualizações e quase duas mil partilhas.

Leia também:  Hillary Clinton a correr para a História

A candidatura de Hillary Clinton era dada como certa pelos círculos do partido Democrata e na imprensa norte-americana há vários meses. De acordo com o «The New York Times», a mensagem principal da candidatura é a que fica também clara no vídeo «Getting Started»: o apoio à classe média e a luta contra a desigualdade na distribuição dos rendimentos.

É a segunda vez que Hillary Clinton se candidata à presidência dos EUA. Em 2008 lutou nas primárias democratas até ao fim contra Barack Obama, mas acabou derrotada pelo agora Presidente norte-americano.

Hillary Clinton é a primeira candidata democrata à sucessão de Barack Obama. O lado republicano já tem dois candidatos: Ted Cruz e Rand Paul.

As eleições presidenciais estão marcadas para a primeira terça-feira de Novembro de 2016.