O Presidente norte-americano, Barack Obama, nomeou Robert Sherman como novo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, anunciou na quinta-feira a Casa Branca.

Sherman sucede no cargo a Allan Katz, em Portugal desde o início de 2010 e que no final de julho regressa aos Estados Unidos.

Licenciado em Direito pela Universidade de Boston, advogado, Robert Sherman é um dos fundadores do escritório de Boston da firma de advogados Greenberg Traurig, onde exerce desde 1999, e foi procurador-geral adjunto do estado do Massachussets entre 1991 e 1993.

Sherman é também, desde janeiro deste ano, membro do Conselho do Memorial do Holocausto, organismo que dirige o museu Memorial do Holocausto.

Tal como os seus antecessores em Lisboa nos últimos 20 anos, Robert A. Sherman é um embaixador político e não um diplomata de carreira. Segundo o Washington Post, foi um importante angariador de fundos para a campanha para a reeleição de Barack Obama.

A nomeação do novo embaixador tem ainda de ser aprovada pela comissão de Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano, após o que será marcada a data para apresentar cartas credenciais ao Presidente da República portuguesa.