Um sismo de magnitude 5,1 que abalou o Peru na noite de sábado, vitimou oito pessoas. O abalo registou o seu epicentro na vila de Misca, perto de Cuzco. De acordo com a Reuters, as vítimas mortais são cinco mulheres, duas jovens raparigas e um homem.

Cerca de 45 casas desabaram e 75 pessoas ficaram desalojadas.A vila, que foi o epicentro do sismo, tinha 160 habitantes e está localizada a 595 Km da capital, Lima. As autoridades declararam estado de emergência na região.

O presidente peruano, Ollanta Humala, prometeu oferecer assistência e visitar a área.

Um morador de Misca, Alfredo Castilla, contou à agência de notícias Associated Press que «a única coisa que se manteve de pé foi a escola, que foi construída com cimento. Quase tudo o resto foi destruído, incluindo a nossa única igreja».

Equipas de resgate, treinadas para trabalharem a altas altitudes, foram chamadas para ajudarem na operação de buscas. Como a aldeia se situa num local muito remoto, as equipas de emergência demoraram algum tempo a chegar.

No local, estão elementos da polícia, bombeiros, voluntários e representantes do Ministério da saúde, que realizaram o trabalho de resgate e auxílio às vítimas.