Pelo menos 37 pessoas morreram, esta segunda-feira, no Peru, em resultado de um choque entre três autocarros e um camião perto da cidade de Huarmey, a cerca de 270 quilómetros da capital, Lima, noticia a CNN. Quando se dirigia para o local do acidente, o ministro peruano da Saúde, Anibal Velasquez, indicou a uma rádio local que havia também pelo menos 70 feridos.

De acordo com a Polícia Nacional peruana, o choque ocorreu durante a madrugada, às 04:30 (09:30 em Lisboa) ao quilómetro 315 da via Panamerica Norte. Um autocarro proveniente de Lima virou-se na autoestrada e foi para a faixa contrária, foi abalroado por um camião e mais dois autocarros, tendo-se partido ao meio.

Muito passageiros foram projetados para a estrada devido ao impacto. As vítimas foram encaminhadas para quatro hospitais, mas o chefe da polícia local confirmou que pelo menos seis feridos mais graves foram levados de helicóptero para Lima a 300 quilómetros.

Este é já o pior acidente no Peru desde 2013. Na altura, 51 pessoas morreram quando o camião em que seguiam caiu por um barranco no estado de Cusco, no sul do país.

De acordo com as autoridades peruanas, o excesso de velocidade, o álcool e o cansaço dos condutores são as principais causas dos acidentes de viação.