A Nobel da Literatura 2009, Herta Müller, 60 anos, foi hospitalizada de urgência com uma perfuração intestinal, anunciou hoje o editor da escritora alemã, que cancelou todos os compromissos literários para 2013.

De acordo com a editora Carl Hanser, a escritora alemã de origem romena «cancelou todos os compromissos para este ano por motivos de doença», acrescentando que «está a ser bem tratada e revela melhoras».

Vários meios de comunicação suíços e alemães tinham anunciado a presença de Herta Müller para uma conferência a realizar no domingo em Berna, na Suíça, que foi forçada a cancelar.

De acordo com o jornal alemão «Berliner Zeiung», a escritora foi operada de urgência devido a uma perfuração intestinal num hospital em Mullheim, a poucos quilómetros das fronteiras suíça e francesa.

Nascida a 17 de outubro em Nitchidorf, perto de Timisoara, numa região de tradição germanófila na Roménia, Müller foi galardoada em 2009 com o Prémio Nobel da Literatura.

Viveu até aos 34 anos na Roménia, durante o regime comunista, e exilou-se na Alemanha em 1987, vivendo atualmente em Berlim.