O lusodescendente Paul Joseph Selva foi confirmado esta semana como o novo subchefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Selva, de 56 anos e com família originária na ilha do Faial, Açores, é piloto de formação e exercia as funções de comandante da Base de Transporte Militar Scott, no estado do Illinois.

O general foi nomeado para o novo cargo pelo Presidente Barack Obama em maio e agora confirmado pelo Senado. Na mesma altura, o Senado confirmou o General Joseph F. Dunford como presidente do Estado-Maior-General.

O secretário de Defesa, Ash Carter, disse que os dois homens provaram "a sua coragem ao longo das suas carreiras”: “o General Dunford desde os primeiros anos na infantaria até à sua liderança no Afeganistão e nos Marines, e o General Selva desde os seus dias iniciais como piloto até à sua liderança do comando de transporte militar".

"Sei que o Presidente Obama, eu e a nossa segurança nacional vão beneficiar largamente dos seus sábios conselhos e da sua perspetiva estratégica conseguida durante anos de experiência operacional".

Selva é um piloto com mais de 3.100 horas de voo, com uma licenciatura em engenharia aeronáutica da Forca Aérea Americana, um mestrado em gestão e recursos humanos e outro em ciência política.

Entre outubro de 2008 e outubro de 2011, serviu como assistente do presidente do Estado-Geral-Maior da Marinha.

"Torna-te muito humilde representar os homens e mulheres que vestem o uniforme da nossa nação e a nossa população civil. Eles são exemplo daquilo que de melhor o país tem para oferecer, e prometo ser um defensor apaixonado para garantir que continuemos a ser a forca militar mais bem treinada, melhor dirigida, melhor equipada e mais capaz de todo o mundo", disse.