Um dos três terroristas que atacou a sala de espetáculo Bataclan, em Paris, era filho de uma portuguesa, avança o New York Times. O pai é de nacionalidade argelina.

Ismael Omar Mostefai, o único terrorista identificado pelas autoridades francesas, até ao momento, tem mais quatro irmãos. Ele era o do meio. Ainda segundo o jornal norte-americano, trabalhava numa padaria.

“Ele brincava com os meus filhos”, conta um vizinho. “Nunca falou sobre religião. Era uma pessoa normal. Tinha alegria de viver e ria muito”, acrescenta a mesma fonte.

"Eram uma família normal, como muitas outras", resume o vizinho. Mas o jovem mudou a dada altura. "Foi em 2010 que começou a ser radicalizado. Não conseguimos perceber o que aconteceu", conclui.

Ismael Omar Mostefai, de 29 anos de idade, tinha nacionalidade francesa. Viveu em Chartres até 2012, com a família, a 97 quilómetros de Paris, mas nasceu no subúrbio pobre da capital francesa de Courcouronnes.

Foi o presidente da autarquia de Chartres, Jean-Pierre Gorges, que identificou o suspeito através do Facebook. A identidade foi confirmada através de parte da impressão digital de um dos seus dedos.
 
 

PARTAGEZ, C'EST IMPORTANT.Jean-Pierre GORGES , Député-Maire : J’apprends à l’instant qu’un terroriste kamikaze...

Publicado por Jean-Pierre Gorges em  Sábado, 14 de Novembro de 2015


Ismael Omar Mostefai estava referenciado como extremista desde 2010, mas, segundo o procurador parisiense François Molins, "nunca esteve implicado numa investigação ou associação terrorista".

Sábado foi revistada uma propriedade em Courcouronnes ligada a este suspeito e, já este domingo, fontes policiais confirmaram à AFP que seis pessoas relacionadas com Ismael, incluindo o pai e um irmão, foram detidas e estão a ser interrogadas sob custódia policial. 

Realizaram-se também buscas na casa do pai do terrorista, em Romilly-sur-Seine, no nordeste de França, e de um irmão deste em Bondoufle, na região de Paris, tendo estes sido detidos pela polícia. 

De acordo com um jornalista da France Info, "os pais são gente de muito respeito no bairro". 

Segundo alguns familiares de Ismael Omar Mostefai, este afastou-se após um desentendimento.

Siga todas as informações sobre os ataques de Paris AO MINUTO.