Um jovem turista morreu e outro ficou ferido, esta quinta-feira, na zona montanhosa de Brescia, em Itália, quando caiu a imensa Cruz de Cristo, ali construída para assinalar a visita ao local do Papa João Paulo II, em 1998.

De acordo com o jornal «Corriere della Sera», Marco Gusmini, de 20 anos e natural de Lovere, na região de Bérgamo, foi até Cevo com os colegas da catequese. O acidente aconteceu enquanto decorria uma cerimónia junto da Cruz, que entrou em desequilíbrio e acabou por cair sobre o grupo, esmagando mortalmente Gusmini. Um outro jovem ficou ferido, mas todas as crianças escaparam ilesas, avança a agência italiana Ansa.

A cruz do Cristo Redentor, com mais de 30 metros de altura, é uma obra do artista italiano Enrico Job (1934-2008) que a realizou para assinalar a visita de João Paulo II a Brescia em setembro de 1998, aquando do centenário do nascimento de Paulo VI.

Com uma forma curvada, a cruz tinha presa na parte mais alta uma escultura de Cristo, de seis metros de altura e 600 quilogramas de peso, que se soltou e sofreu vários danos na queda.

O acidente ocorre três dias antes da canonização de João Paulo II em Roma.