O líder do Podemos assegurou esta quinta-feira que o seu partido não vai integrar nenhum governo socialista nas comunidades autonómicas, mas que vai dar o seu apoio, com condições, para evitar que o Partido Popular governe.

“Vamos evitar que o PP governe as comunidades autonómicas onde não conseguiu maioria absoluta”, disse o secretário-geral do Podemos, numa conferência de imprensa em Madrid, citado pela Lusa.

Iglesias frisou contudo que o apoio do Podemos a governos autonómicos do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) está sujeito a condições.

Nas eleições municipais do último domingo, os dois maiores partidos espanhóis, o PP e o PSOE, que têm alternado entre si o poder, perderam em conjunto mais de 3,17 milhões de votos em todo o país nas eleições municipais de domingo. 

Com mais de 99% dos votos escrutinados,  o PP é o partido mais votado (27,03%), seguido do PSOE (25,04%). Os "populares" somaram cerca de seis milhões de votos em todo o país enquanto os socialistas fizeram um pouco mais de 5,5 milhões.