A conferência «Barbershop» pretende encorajar os homens a falarem entre eles sobre a igualdade de géneros e está prevista para Janeiro de 2015. 

Bragi Sveinsson, o ministro islandês dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo, discursou na Assembleia Geral da ONU, na passada segunda-feira, explicando o que será a conferência «Barbershop».

Segundo a imprensa, pretende-se reunir um grupo de homens para discutirem a igualdade de géneros, focando-se particularmente na violência contra as mulheres.

«Da nossa parte, queremos trazer homens e rapazes para o tema da igualdade de géneros, de uma forma positiva», declarou Sveinsson, descrevendo a primeira conferência deste tipo como sendo uma «contribuição excecional para os eventos que marcam o 20º aniversário de um marco conferência da ONU sobre as mulheres em Pequim.»

Será também um for contributo para a campanha mundial «HeforShe», que em português significa ele por ela, e pretende alertar os homens para que defendam os direitos das mulheres. A campanha foi lançada no início deste mês e a atriz Emma Watson explicou a necessidade urgente de trazer os homens para esta luta.

Será organizada pela Islândia e a nação sul-americana do Suriname.