O presidente norte-americano, Barack Obama, apelou terça-feira aos jovens norte-americanos para não abandonarem os estudos no liceu, explicando que os Estados Unidos necessitam de trabalhadores dotados de melhor formação para responder aos desafios futuros, refere a Lusa.

«Uma boa educação não é apenas uma passagem para o sucesso, é uma condição indispensável», declarou Obama, durante um discurso solene perante o Congresso.

Barack Obama prometeu dar mais meios ao sistema educativo, sublinhando que os Estados Unidos têm «uma das mais fortes taxas de abandono dos estudos no liceu entre os países desenvolvidos».

Mas reformar o sistema educativo não é suficiente, acrescentou Obama, durante a sua primeira alocução perante as duas câmaras do Congresso desde a sua investidura a 20 de Janeiro.

«Vai da responsabilidade de cada um participar neste esforço. É por isso que esta noite, peço a todos os jovens que se comprometam a prosseguir durante um ano, no mínimo, estudos ou as formações profissionais», indicou.

«Abandonar a escola não é mais uma opção. Não é apenas trair-se a si próprio, é trair o seu país, e este país necessita dos talentos dos norte-americanos», referiu.