O líder do partido UK Independence (Ukip), Nigel Farage foi, esta quinta-feira, atingido com um ovo, quando chegava à cidade de Nottingham, para uma ação de campanha no âmbito das eleições europeias, escreve o jornal «The Telegraph».

Um manifestante comprou uma caixa com uma dúzia de ovos num supermercado da Tesco e, quando se apercebeu da presença do responsável político, atirou-lhe um ovo, atingindo-o no ombro esquerdo.

De acordo com o «The Telegraph», Nigel Farage foi «atacado» quando saia do carro e, quase de imediato, voltou a entrar no veículo e afastou-se do local. O agressor tinha consigo um cartaz onde se podia ler «Ukip¿ tristes e assustados homens velhos».

Antes de ser levado pela polícia, identificou-se como «Fred, habitante de Nottingham» e justificou a ação com o facto de «não concordar com as políticas defendidas pelo Ukip». À BBC disse ainda que «atirar ovos é uma forma de protesto político com tradição no Reino Unido» e que, depois de ver Nigel, junto à autarquia da cidade, decidiu «ir comprar ovos».

Quarta-feira, Nigel Farage, já tinha desistido de um passeio em Swansea, porque antes da sua chegada foi informado de vários distúrbios e teve receio de ser «atacado».