O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que as relações bilaterais entre Washington e Caracas vão entrar numa nova etapa de diálogo, que passa pela designação de embaixadores de ambos países.

Eles [EUA] propuseram que iniciemos uma nova etapa de diálogo, com novos canais de comunicação e um conjunto de encontros de alto nível, de maneira imediata, e eu disse que estava aprovado à 'canciller' [ministra de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez]. Vamos iniciar esse conjunto de encontros de alto nível, eu concordo", disse.

O anúncio ocorreu durante um encontro com professores, que decorreu no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.

Maduro explicou que o início de uma nova etapa nas relações bilaterais tem por base uma proposta feita esta terça-feira pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, à ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, para marcar um encontro bilateral de alto nível.

Desde o início da revolução bolivariana (1998) que as relações entre a Venezuela e os Estados Unidos se têm caracterizado por episódios difíceis, com Caracas a acusar Washington, em vários momentos, de conspirar contra o Governo venezuelano.