O jornal mais vendido da Alemanha, o tabloide «Bild», está a levantar polémica pelo controverso editorial que publicou esta quinta-feira, e que repudia a nova ajuda financeira à Grécia.

                     

A página controversa tem escrito a meio, em letras azuis e brancas (cores da bandeira da Grécia), um enorme «Nein!» (não), seguido de «Não há mais milhões para os gregos gananciosos», ao mesmo tempo que incentiva os seus leitores a tirarem uma fotografia com a capa do jornal (selfie) de forma a expressar o mesmo sentimento.

As fotografias estão a ser publicadas no site do jornal, onde se lê, novamente em letras grandes, «Nós dizemos não» (Wir sagen nein).
 
Com uma tiragem de 2,5 milhões de exemplares era natural que alguns dos leitores realmente respondessem ao apelo do jornal e, desde esta manhã, fotografias com a página em questão são facilmente encontradas nas redes sociais.

Houve quem tivesse uma reação contrária e, em vez de cumprir com o que o «Bild» pede, alguns utilizadores acabaram a criticar a posição do jornal.

No tweet reproduzido abaixo, por exemplo, o utilizador Thommy Gunz mostra uma folha onde se lê «Não há mais 80 cêntimos para o estúpido jornal BIld»
A proposta do novo acordo com o governo grego vai ser discutida esta sexta-feira no parlamento alemão, onde será certamente aprovada dada a maioria absoluta do governo de Angela Merkel, ainda  que 22 deputados do partido tenham dito que tencionam votar contra.

Veja também:  «V de Varoufakis»: programa de TV alemão faz vídeo satírico do ministro