O mito já estava disseminado, sobretudo por causa do imaginário cinematográfico, mas agora tem confirmação científica. Um estudo realizado pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, demonstra que os homens dão mais atenção a mulheres vestidas de vermelho.

Segundo a BBC, o estudo, publicado na revista Journal of Personality and Social Psychology, encontrou ligações entre a cor vermelha e a atracção física.

Na experiência, voluntários masculinos receberam 100 dólares para gastar num encontro. Depois, viram a foto da potencial parceira e tiveram de dizer quanto estavam dispostos a gastar. Em média, os homens disseram que gastariam mais com a mulher vestida de vermelho do que quando a mesma usava azul, verde, cinza ou branco. O mesmo aconteceu quando lhes perguntaram por qual se sentiam mais atraídos.

Mas, apesar de claramente darem preferência a mulheres vestidas de vermelho, num questionário a que foram submetidos garantiram que a cor da roupa «tem pouco impacto».

Sinal de fertilidade

«É fascinante descobrir que uma coisa tão comum como uma cor pode ter um efeito no nosso comportamento mesmo que não tenhamos consciência disso», disse o professor Andrew Elliot, que liderou a pesquisa, citado pela BBC.

Jo Setchell, antropólogo da Universidade de Durham, Inglaterra, afirmou que, como é a cor do sangue, o vermelho tornou-se um sinal de fertilidade. «Por exemplo, muitas macacas têm inchaços vermelhos quando estão no período de ovulação», afirmou.

«Há controvérsia sobre se, nas mulheres, a ovulação é sinalizada de alguma maneira, mas há alguma prova de que alguns tipos de comportamento, como sair mais para se divertir, mudam nesse período». «Mas vestir vermelho pode representar uma vantagem», concluiu.