A rainha Isabel II foi filmada por uma câmara de televisão a descrever como "muito mal-educada" a delegação chinesa que acompanhou no ano passado uma visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping ao Reino Unido.

Vestida com um casaco cor-de-rosa, chapéu e luvas brancas, a rainha de Inglaterra foi apanhada durante uma receção no Palácio de Buckingham, na terça-feira, a comentar a visita de Estado do Presidente chinês em outubro passado.

Ao ser introduzida a Lucy D'Orsi, Comandante da Polícia Metropolitana, que esteve encarregue da segurança durante a visita de Xi Jiping e da sua esposa, a monarca exclama: "Oh, que pouca sorte!".

"Não sei se sabe, mas foi um teste muito difícil para mim", disse a responsável, já depois de um outro oficial, que apresentou D'Orsi à Rainha, ter dito que a comandante foi “seriamente, seriamente, desautorizada pela delegação chinesa mas que conseguiu manter-se no comando das operações”.

A rainha respondeu que sabia e foi mais longe ao considerar que as autoridades que integravam a delegação chinesa "foram muito mal-educadas para com a embaixadora [Barbara Woodward]".

“Foram. Foi muito rude e pouco diplomático, penso eu”, retorquiu Lucy D'Orsi, ouvindo em seguida um “extraordinário” de Isabel II.

Um porta-voz da realeza disse à BBC que Buckingham “não comenta as conversas privadas da Rainha”.

“Em todo o caso, a visita de Estado chinesa foi extremamente bem sucedida e todas as partes trabalharam de perto para que assim acontecesse”, afirmou.

As receções nos jardins de Buckingham são filmadas pelo operador de câmara que cobre as iniciativas no palácio para as televisões britânicas.

As autoridades chinesas ainda não comentaram estas imagens, mas a BBC conta que a sua emissão na China foi interrompida quando passaram aquelas filmagens da Rainha.