O cantor britânico Joe Cocker morreu esta segunda-feira, aos 70 anos, vítima de cancro do pulmão, avança a editora Sony Music.

Cocker ficou conhecido pela sua versão da música dos Beatles « With a Little Help From My Friends».

«John Robert Cocker, conhecido por todos como Joe Cocker, morreu a 22 de Dezembro de 2014, depois de uma penosa batalha contra um cancro no pulmão. Joe Cocker tinha 70 anos», pode ler-se no comunicado emitido pela editora Sony Music.

 
Joe Cocker nasceu a 20 de maio de 1944, em Sheffield, Inglaterra, onde viveu até aos 20 anos sensivelmente. Em 2007 foi agraciado com uma Ordem pela Rainha de Inglaterra.

«Up where we belong», que interpretou em dueto com Jennifer Warnes, e que fazia parte da banda sonora do filme «Oficial e Cavalheiro», obteve um Grammy e um ƒscar para Melhor Canção Original.

Com participação em cerca de 40 álbuns editados, Joe Cocker ultrapassou as fronteiras britânicas e ficou conhecido em todo o mundo pela voz rouca que cantava blues e rock. 

Anos antes, em 1968, o cantor apresentou uma nova versão do tema «A little help from my friends», composto pela dupla John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles, e que conquistou o primeiro lugar da lista das músicas mais vendidas nesse ano. 

Joe Cocker foi um dos músicos que participaram, em 1969, no lendário concerto de Woodstock.

Gravou êxitos como «You are so beautiful» (1974), «Up where we belong» (1983) e  «You can leave your hat on» (1986).  

O último trabalho discográfico de Joe Cocker data de 2012. O seu último disco de originais, intitulado «Fire it up», com produção de Matt Serletic, que assinou álbuns de Matchbox Twenty, Santana, Rob Thomas e Collective Soul, foi gravado nos seus estúdios na Califórnia.

O artista realizou, em 2013, uma série de concertos na Europa e previa dar um concerto de despedida em junho, em Hammersmith, a oeste de Londres.




Começou por cantar sob o nome artístico Vance Arnold e tocou com The Avengers. Em 1963 passou pelos Big Blues e três anos depois pela Grease Band. Em 1969 foi convidado para o programa The Ed Sullivan Show.

Em 1993 ganhou um Grammy e há sete anos foi consagrado como membro da ordem do império britânico. A voz rouca e os temas românticos sempre lhe valeram reconhecimento em todo o mundo e são vários os temas que eternizou. O cantor, de voz rouca, atuou, por várias vezes, em Portugal, nomeadamente em Albufeira (2011), Porto (2008), Vilar de Mouros (2005) e Lisboa (2000).  

Cocker pisou, pela primeira vez, os palcos portugueses em 1985, em Cascais, tendo feito, em 1991, no antigo Estádio José Alvalade, em Lisboa, a primeira parte do concerto dos Simple Minds.  

Influenciado por Ray Charles, cantou «Unchain My Heart», tema interpretado pela primeira vez pelo músico norte-americano.  

O cantor também era conhecido pelo seu caráter solidário. Em 1998 criou uma fundação, CKF – Cocker Kid’s Foundation, para ajudar jovens do Estado do Colorado, nos EUA, em áreas como a educação, artes, atividades recreativas e desporto.