Uma ex-modelo e atriz grega salvou um refugiado da Síria que estava há 13 horas à deriva no Mar Egeu. Sandra Tsiligeridu estava a fazer um passeio de barco com os amigos, entre as ilhas gregas de Kos e Pserimos, perto da fronteira com a Turquia, quando encontrou o homem exausto e com sinais de hipotermia.

Mohamed Besmar estava num bote com 40 pessoas, que tinha partido da Turquia, segundo a imprensa internacional. Uma das pessoas a bordo deixou cair um remo ao mar e Besmar voluntariou-se para o recuperar. Mas as correntes estavam muito fortes e o homem não conseguiu regressar à embarcação. Os outros refugiados só conseguiram atirar-lhe um colete salva-vidas.

Treze horas depois de ter estado à deriva no mar, Besmar foi encontrado pelo barco de Sandra Tsiligeridu. A ex-modelo e os amigos retiraram-no da água e envolveram-no em toalhas e casacos. Tsiligeridu partilhou uma imagem no Facebook que regista este momento.
 
 

Χθες του Αγίου Φανουρίου σώσαμε έναν άνθρωπο που ηταν 13 ώρες στο νερό σχεδόν ημιλιπόθυμος Ξεκίνησαν 40 Σύριοι με φουσκ...

Posted by Sandra Tsiligeridu on  Friday, August 28, 2015


Entretanto, o refugiado já foi assistido por médicos e quer agora chegar a Atenas para poder continuar a viagem até ao ocidente da Europa.

A história dramática surge depois de as autoridades turcas terem divulgado que pelo menos 11 refugiados da Síria morreram afogados perto da ilha grega de Kos.

Mais de 230 mil migrantes chegaram à Grécia por mar desde o início do ano, contra perto de 17.500 no mesmo período em 2014, revelou esta quinta-feira o ministro-adjunto da Marinha Mercante grego, Nikos Zois.