A Miss Honduras 2014, María José Alvarado, e a irmã Sofía Trinidad, desaparecidas desde 13 novembro, foram encontradas mortas nesta quarta-feira, informaram as autoridades locais. Os dois corpos foram encontrados na aldeia de Cablotaje, segundo o jornal local «La Tribuna».
 
O comissário Casco Romero, chefe da Polícia de Santa Barbara, disse ao jornal Diario Tiempo que tudo indica que os corpos são os das raparigas desaparecidas. Romero disse que está à aguardar a confirmação da informação, depois de ser realizado o relatório pelos peritos, já que os corpos estavam parcialmente enterrados num spa próximo de Aguagua Portrero.
 
O chefe da Direção Nacional de Investigação Criminal, Leandro Osorio, confirmou que o namorado de Sofia, Antonio Ruiz Plutarco, é um dos autores do crime e já foi preso. Antonio Ruiz Plutarco tinha sido detido, terça-feira, durante uma busca no município de San Vicente por ser considerado um dos principais suspeitos.
 
A mãe das irmãs Alvarado, Teresa Muñoz, tinha pedido que as autoridades investigassem Ruiz, já que tinha sido uma das últimas pessoas a ter contato com as filhas antes do desaparecimento.

 
O desaparecimento

A modelo desapareceu no dia 13 de novembro, na região de Santa Bárbara, conhecida pela atuação de criminosos envolvidos com o tráfico de drogas.
 
A jovem de 19 anos tinha acabado de regressar a casa depois de uma viagem à capital, Tegucigalpa, onde recebeu as últimas instruções e as roupas para participar no concurso de beleza internacional.
 
María e a irmã, Sofia Trinidad, foram vistas pela mãe, María Tereza Muñoz, pela última vez quando saíram de casa para irem à festa de aniversário do noivo de Trinidad.
 
«María José chegou de Tegucigalpa às seis da tarde, arranjou-se para a festa e entrou nm carro sem matrículas que a veio buscar», afirmou Muñoz, que disse que no carro se encontravam três homens desconhecidos.
 
Maria José prometeu voltar cedo, mas não o fez. Sofia Trinidad também não regressou a casa. Após o segundo dia sem notícias das filhas, Muñoz denunciou o desaparecimento à polícia.
 
O noivo de Trinidad disse à polícia que as irmãs saíram da festa, em Aguagua, por volta das 20h. Depois disso não voltaram a ser vistas.
 
Miss Honduras

Maria José Alvarado planeava viajar até à Grã-Bretanha nesta quarta-feira, para participar no concurso Miss Mundo, que começará na quinta-feira.
 
A rainha da beleza de Honduras começou o percurso no mundo da moda aos 15 anos. Em 2012, ganhou o concurso Miss Teen Honduras.
 
Com a coroa, tornou-se popular no país e acabou por ser convidada para trabalhar como modelo no programa de televisão XO, da rede local Televicentro.
 
Em abril deste ano, foi selecionada para representar as Honduras no Concurso Miss Mundo. Se não comparecer, Honduras poderá ser desclassificada.