Os dois aeroportos na Crimeia, sul da Ucrânia, ocupados esta sexta-feira de madrugada por homens armados pró-russos estão novamente sob o controlo das autoridades centrais ucranianas, divulgou o diretor do Conselho nacional de Segurança e de Defesa, Andrii Paroubii.

Grupos armados tomam dois aeroportos da Crimeia

«Houve uma tentativa de ocupação dos aeroportos de Simferopol e Sebastopol, mas neste momento estão novamente sob o controlo das forças de segurança ucranianas», afirmou o responsável, em declarações em Kiev.

Homens armados, alguns exibindo bandeiras russas, entraram de madrugada nos aeroportos de Sebastopol e Simferopol, as principais cidades da Crimeia, ação que o ministro do Interior ucraniano, Arseni Avakov, já qualificou de «invasão militar e ocupação».

Estes incidentes ocorreram um dia depois de grupos armados terem tomado de assalto as sedes do Parlamento e do governo autónomo da Crimeia.

A república autónoma ucraniana da Crimeia tem presenciado nos últimos dias fortes tensões separatistas.

A Crimeia era considerada pela União Soviética como parte da Rússia, mas foi anexada à Ucrânia em 1954 e continua a albergar a frota naval russa do Mar Negro na cidade portuária de Sebastopol.