Buscas porta a porta estão em curso pela polícia na zona de Censorsgatan, no sul da cidade de Malmö. São procurados os autores dos disparos que feriram quatro pessoas.

As quatro vítimas dos tiros são homens. A busca técnica começou às 21.00 e continua até agora. Buscas porta a porta continuam a ser levadas a cabo na zona. Ninguém foi detido", refere a última atualização informativa da polícia de Malmö, através do seu site

A polícia procura os autores dos disparos que ocorreram na cidade e feriram, pelo menos, quatro pessoas. Eram então 19:00 em Malmö, menos duas em Lisboa. Na altura decorria um derby de futebol entre o Malmö FF e o Helsingborgs, com muitas pessoas nas ruas.

Testemunhas ouvidas pela imprensa sueca garantem ter ouvido uns 20 tiros. Terão sido disparados de um carro em andamento, que acelerou de seguida, segundo o relato de uma pessoa. Mas a polícia tem outra pista: de que os atiradores terão fugido numa moto.

Uma testemunha adiantou ao jornal Expressen que os tiros foram disparados em três rajadas, o que pressupõe que os atiradores usaram armas automáticas.

A polícia adiantou já que quatro pessoas ficaram feridas no ataque, que está a ser visto como uma tentativa de assassínio. De acordo com a imprensa local, uma pessoa foi mesmo alvejada na cabeça.

À procura dos atiradores

A polícia confirmou entretanto que estava em busca dos suspeitos, na zona sul da cidade.

Temos uma operação em curso na zona e confirmamos os tiros que fizeram mais de um ferido", disse a porta-voz da polícia, Ewa-Gun Westford.

Duas horas depois do tiroteio, uma explosão foi ouvida na cidade. A polícia ainda nada disse sobre esta situação, mas Malmö tem sido palco de atos de vandalismo com carros a arder durante a noite. No prazo de um mês, cerca de 70 carros foram incendiados.

Não é ainda seguro, contudo, que haja relação entre os tiros que feriram, pelo menos, quatro pessoas e a explosão ouvida na cidade.

Malmö tem sido uma das cidades de acolhimento de refugiados nos últimos tempos. É também conhecida por ocorrências como acertos de contas e tiroteio entre bandos rivais.