Um adolescente, de apenas 14 anos, foi filmado a dançar numa rua da cidade portuária Gidá, na Arábia Saudita. Junto a um sinal de trânsito, com o sinal vermelho ligado para os carros, mexeu-se ao som do sucesso da década de 90 Macarena.

O momento foi filmado e divulgado nas redes sociais. Em pouco tempo, tornou-se viral. 

 

 

O nome do adolescente não foi revelado e não há certezas da sua nacionalidade. No entanto, segundo escreve o jornal britânico The Guardian, que cita um comunicado da polícia de Meca, o rapaz foi detido devido a “comportamento público impróprio” e por ter “condicionado o trânsito”. Ainda não é sabido se o menor vai, ou não, ser formalmente acusado de algum crime.

Durante 45 segundos, duração do vídeo, vê-se o jovem vestido com uma t-shirt às riscas, calções cinzentos e umas sandálias coloridas, dirigir-se até ao meio da passadeira, lançando um olhar a quem o estava a filmar. Começa, então a dançar. As cinco faixas de trânsito estão paradas no sinal de trânsito vermelho.

No início de agosto, um popular cantor saudita, Abdallah Al Shahani, também foi detido pela polícia depois de ter usado o movimento “dab” durante um concerto na cidade de Ta’if. O momento também foi registado em vídeo e divulgado nas redes sociais.

 

O “dabbing” foi banido da Arábia Saudita. As autoridades justificaram a decisão alegando que este movimento incentiva o uso de drogas, avançaram os órgãos de comunicação social sauditas, na altura.