Uma mulher e uma criança de cinco anos morreram quarta-feira, ambas vítimas de hipotermia, no mar Egeu, a caminho da Grécia. As temperaturas não ultrapassaram os zero graus e puseram fim à vida de uma criança, que caiu na água depois da embarcação onde seguia ter naufragado. A mulher faleceu durante a viagem, numa outra embarcação.

A mulher e a criança estavam em embarcações diferentes. Uma delas naufragou durante a travessia da Turquia até ilha grega de Lesbos. Segundo a agência grega ANAmpa, 46 pessoas foram salvas mas não se conhece ainda o número de desaparecidos. As pessoas que seguiam na embarcação onde morreu a mulher foram todas resgatadas com vida.

Ventos fortes e baixas temperaturas não ajudam quem quer chegar à europa. A Organização Internacional para as Migrações estima que só em janeiro de 2016, chegaram à Grécia, através do mar, 31 mil e 244 migrantes e refugiados, 21 vezes mais do que em janeiro do ano anterior. Desde o início do ano, 59 pessoas morreram ou estão dadas como desparecidas no mar mediterrâneo.