Em Junho de 1938, o Super-Homem aparecia pela primeira vez num livro de banda desenhada, o número 1 da Action Comics, da editora norte-americana DC Comics. Nesta quinta-feira, foi leiloado um dos 100 restantes exemplares dessa edição, considerada o Santo Graal da BD, segundo o The Telegraph, e vendido por 956 mil dólares, cerca de 850 mil euros.

Escrita por Jerry Siegel e ilustrada por Joe Shuster, a revista de 13 páginas começa com a chegada do Super-Homem à Terra, onde salva uma mulher da cadeira elétrica, impede um homem de bater na esposa e namora com a famosa Lois Lane.

A revista, bem preservada desde a sua impressão, apresenta o Super-Homem de capa vermelha e fato azul a levantar um carro verde, e é a primeira onde surge o super-herói.

Segundo a leiloeira Heritage Auctions, do Texas, o valor da publicação rondava os 10 centavos na época. Agora, foi vendida por quase um milhão de dólares.

Até de ser leiloada, pertencia desde os anos 90 a um colecionador que na altura a comprou por 26 mil dólares, cerca de 23 mil euros.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o colecionador que arrematou o exemplar optou por manter o anonimato.