O troço da escadaria original da Torre Eiffel, vendida na segunda-feira a um colecionador português por 220 mil euros, disse à Lusa fonte da empresa de leilões, nesta quarta-feira.

Segundo a Artcurial, responsável pelo leilão, este terá sigo o segundo maior valor pelo qual foi adquirido um troço da escadaria original da torre, construída para a Exposição Mundial de 1889.

Este troço de 750 quilos e composto por 19 degraus fazia parte da escada em espiral que conectava os segundo e terceiro andares do monumento.

A escadaria original do monumento francês foi retirada da Torre, em 1983 por normas de segurança e dividida em vinte e quatro troços.

Três partes da escadaria foram oferecidas a museus franceses: o Museu de Orsay e de La Villette, em Paris, e o Museu da História do Ferro, em Nancy.

Uma outra parte permanece exposta no primeiro andar da Torre e os restantes vinte foram a leilão no mesmo ano, em 1983.

Depois deste primeiro leilão a Artcurial regista três outras vendas, uma a 19 de novembro de 2007, pelo valor de 180 mil euros, uma segunda a 14 de novembro de 2009, por 85 mil euros e a terceira e mais cara venda de um troço da escadaria histórica, arrecadada por um particular americano por 550 mil euros, em 2009.