Os habitantes da cidade norte-americana de Kokomo e da zona rural de Howard, no Estado do Indiana, foram, na quarta-feira, surpreendidos por ventos fortes provenientes de três tornados distintos. O momento em que um dos tornados se aproxima de Kokomo foi captado por um vídeo amador. 

Segundo as autoridades locais, foram registados entre 15 a 20 ocorrências de ferimentos ligeiros provocadas por objetos que voaram.

O autarca de Kokomo, Greg Goodnight, disse à comunicação social que a tempestade causou “alguns estragos severos” e fez cair muitas árvores.

Eu estou numa zona residencial e há muitos telhados destruídos, janelas partidas, um telhado completamente arrancado da casa, falha de energia,” testemunhou.

Foi decretado o estado de emergência de curta duração em Kokomo e Howard, o que significa que todas as estradas estão fechadas ao trânsito.

Devido ao elevado número de estragos e ao estado de emergência emitido, o governador do Indiana e candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Mike Pence, deixou a campanha pelo país e viajou até ao seu Estado para visitar os locais mais afetados.

Starbucks destruído

Um estabelecimento da cadeia Starbucks foi totalmente destruído pelos ventos fortes.

A gerência garantiu que nenhum funcionário nem cliente ficou ferido, tendo sido retirados de forma rápida e segura.

Uma testemunha, que estava a trabalhar em cima de um telhado perto do Strabucks quando um dos tornados se aproximou do local, disse ter-se deslocado ao estabelecimento logo depois do sucedido e ter visto o momento em que os funcionários encaminharam os clientes para sítios seguros, como arcas frigoríficas e casas de banho, por serem locais sem janelas.