O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, afirmou que os cientistas norte-coreanos conseguiram miniaturizar ogivas nucleares para as colocar em mísseis balísticos e criar uma “verdadeira” defesa. A notícia é avançada esta terça-feira pela agência noticiosa estatal.

“As ogivas nucleares foram padronizadas para serem instaladas em mísseis balísticos, através da sua miniaturização”, afirmou Kim, durante um encontro com cientistas nucleares, especificou a KCNA.

A notícia surge um dia depois de a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciarem aquelas que serão as suas maiores manobras militares conjuntas até à data num clima de grande tensão, depois de a Coreia do Norte ter ameaçado realizar “ataques preventivos”.

Os exercícios anuais Key Resolve e Foal Eagle, orientados para coordenar a defesa de Seul e Washington, face a um eventual conflito com a Coreia do Norte, começaram ao início do dia e prolongar-se-ão até 18 de março e 30 de abril, respetivamente, anunciaram as forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul, em comunicado.