Centenas de jornalistas e um mundo inteiro em suspenso à espera que nasça. As redes sociais fervilham e as casas de apostas recebem palpites sobre o sexo da criança que os pais só quiseram conhecer depois de nascer, mas também sobre a data de nascimento e sobre o nome. O bebé mais esperado de sempre é o filho de Kate e William, que deve nascer nascer nas próximas horas, já que a mãe entrou em trabalho de parto ao início do dia de hoje.

Para já, o que aflige mesmo os britânicos é este silêncio. A casa real britânica fez saber que mais nada será dito publicamente sobre o assunto até ao anúncio oficial do nascimento. Enquanto isso, centenas de repórteres acamparam frente ao hospital onde Kate está internada.

Enquanto isso, são divulgados dados e curiosidades sobre a criança. Uma consultora de mercado calculou que o bebé real deverá estimular o consumo em cerca de 300 milhões de euros. E não estão a falar só das recordações que os britânicos tanto apreciam e que já inundam as montras das lojas de Londres. A consultora calculou que cinco milhões de britânicos se juntarão em festas para celebrar o nascimento, em jardins, casas e parques por todo o Reino Unido. O Centre for Retail Research estima ainda que três milhões de garrafas de champanhe estoirarão para celebrar o feliz acontecimento.

O que dizem os astros

O primogénito dos duques de Cambridge será «carismático» e «sensato», antecipam os astrólogos. Se o bebé nascer esta segunda-feira, será de signo Caranguejo, mas será Leão se nascer amanhã, em Londres.

De acordo com o conhecido astrólogo Patrick Arundell, «se nascer hoje, o bebé terá uma personalidade um pouco mais convencional e conservadora, mas se nascer amanhã será pioneiro e mais moderno».

Em qualquer dos casos, acrescentou o astrólogo em declarações aos meios de comunicação social britânicos, citados pela agência EFE, a criança será «carismática e fascinante e terá uma personalidade de Caranguejo, seja ou não o seu signo, e será sensato e interessado» pelas coisas à sua volta.

Factos e curiosidades

Ainda antes de nascer, o bebé de Kate e William já tem uma página na Wikipedia, intitulada «Filho do duque e duquesa de Cambridge». Alguns factos e curiosidades já constam da informação lá publicada.

Sabe-se, por exemplo, que o bebé real é parente afastado do conde Drácula,o príncipe do século XV que deu origem ao célebre vampiro de Bram Stoker. Os genealogistas dizem ainda que há um parentesco com um sultão muçulmano que seria descendente do profeta Maomé.

A primeira-ministra Julia Gillard, republicana, tricotou um canguru para o bebé real e o jogador de futebol David Beckham sugeriu aos duques de Cambridge que se o bebé for rapaz lhe chamem David, como ele

Um presente curioso chegou da Finlândia. O país ofereceu a William e Kate o mesmo kit recém-nascido que o país oferece às grávidas que dão à luz neste país nórdico e que inclui roupas para o bebé, sutiã de amamentação e¿ preservativos.