Felipe de Borbón e Grécia, Príncipe das Astúrias, vai ser o próximo Rei de Espanha, após a abdicação de Juan Carlos, e tornar-se em Felipe VI de Espanha. Nascido a 30 de janeiro de 1968 e casado há 10 anos com Letizia Ortiz Rocasolano, tem duas filhas, Leonor e Sofia e há muito que substituía o pai em diversos atos oficiais.

Licenciado em Direito, pela Universidade Autónoma de Madrid, tem ainda um mestrado em Relações Internacionais, pela Universidade Georgetown de Washington, nos Estados Unidos. Militar de carreira, em julho de 2009 tornou-se tenente coronel dos Exércitos Terra e Ar e capitão de fragata da Armada.

Letizia, uma rainha para o povo

De acordo com o jornal «El Universal», as suas primeiras aparições públicas aconteceram quando tinha apenas seis anos, depois de o pai ter sido proclamado rei. Mas o seu primeiro ato oficial aconteceu em 1981, quando tinha apenas 13 anos. Foi na entrega dos Prémios Príncipe das Astúrias.

Aos 18 anos, prestou juramento perante a Corte de que iria desempenhar fielmente as suas funções e respeitar a Constituição.

Tem viajado, em atos oficiais, por diversos países, nomeadamente na Europa, no continente americano, no Extremo Oriente e na Oceania.

Com a degradação da saúde do Rei, sobretudo desde a cirurgia ao pulmão, em 2010, substituiu o monarca em diversos atos oficiais agendados. Um dos primeiros e mais marcantes foi o jantar oferecido aos participantes da Cimeira Ibero-Americana, a 17 de maio de 2010, o a entrega da Copa do Rei, a 19 de maio.

A 18 de novembro de 2010, passaram para a sua alçada as audiências militares, que até aí competiam exclusivamente ao Rei.

É presidente honorário de várias associações e fundações, com destaque para a Fundação Príncipe das Astúrias e, desde 2009, também presidente honorário da Fundação Príncipe de Girona.

A 22 de maio de 2004, casou com a plebeia Letizia Ortiz. Com o casamento, adquiriram o título de Príncipes das Astúrias. Desde o casamento que ambos mantêm apertadas agendas, tanto dentro como fora de portas.

A primeira e talvez uma das mais marcantes viagens do casal ao estrangeiro foi logo um mês após o casamento, ao Vaticano, onde se encontraram com o Papa João Paulo II. Em julho, o casal desloca-se em visita oficial ao México.

Tal como o pai, é um apaixonado por desportos náuticos e foi membro da equipa espanhola de vela, na classe Soling, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992 onde foi também porta-bandeira da equipa olímpica espanhola, durante o desfile inaugural.