Alexa Moreno realizou o sonho de participar nos Jogos Olímpicos, na modalidade de ginástica artística, no dia anterior ao seu aniversário. No entanto, após a sua participação, a jovem percebeu que tinha gerado polémica nas redes sociais devido à forma física com que se apresentou no Rio de Janeiro. 

A única representante do México na ginástica artística estava preparada para tudo, menos para as críticas sobre o seu corpo.  

Fiquei triste sim, doeu. Não sou um robot que não sente nada”, desabafou a jovem mexicana, em declarações à BBC.

A atleta tem 1,47 metros de altura e o peso oscila entre os 52 e os 54 quilos, sete a mais do que deveria ter, segundo a sua ficha olímpica

Entre os comentários, os utilizadores não só diziam que Alexa Moreno estava “gorda” como chegaram a compará-la com a personagem principal dos desenhos animados infantis “Peppa Pig” (porquinha Peppa, na tradução).

A atleta reconhece que não estava no peso ideal, uma vez que três semanas antes dos Jogos Olímpicos sofreu uma lesão, que não lhe permitiu manter o ritmo intenso de treino.

No entanto, a jovem considera que os quilos a mais não afetaram o seu desempenho. Alexa Moreno ficou classificada no 31.º lugar da geral.

Não cometi nenhum grande erro. E, na verdade, fiquei surpresa por ter estado tão bem em todas as modalidades, porque solo e salto são as minhas especialidades", defendeu.

Apesar de tudo, depois de ter lido as críticas, no dia de aniversário, a jovem decidiu agradecer, através do Twitter, a todas as pessoas que a apoiaram nos Jogos Olímpicos.

Alexa Moreno deverá, agora, dedicar-se ao curso de arquitetura e não sabe, para já, se voltará a participar nos Jogos.