Um sismo de magnitude 6.5 abalou a costa de Java, na Indonésia, esta sexta-feira. As autoridades já emitiram um aviso de tsunami para algumas regiões do litoral da ilha. Até agora, um homem de 62 anos é a única vítima mortal confirmada.

Segundo informação da USGS (United States Geological Survey), citada pela Reuters, o epicentro do terramoto localizou-se a uma profundidade de 92 quilómetros e a 52 quilómetros do sudoeste da cidade de Tasikmalaya. O abalo atingiu o país antes da meia-noite de hoje, hora local (cerca das 17:00 em Lisboa).

A ilha de Java é a mais populosa da Indonésia. De acordo com a Associated Press, vários edifícios foram destruídos pelo abalo. Muitas pessoas estão também a abandonar as áreas costeiras.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres afirmou que existem ainda mais vítimas mortais registadas, apesar de para já não avançar mais informações com grande detalhe.

Sutopo Purwo Nugroho disse ainda que os fortes tremores foram sentidos durante 20 segundos na capital de Jakarta e em cidades e vilas nas zonas ocidental e central de Java.

powerful #earthquake (#gempa) shakes Java, Indonesia 8 min ago. Effects derived from witnesses' reports: pic.twitter.com/MCMMWBTDO3

Tomadas pelo pânico, as pessoas saíram apressadamente dos edifícios e, em muitas áreas, a televisão do país mostrou grandes engarrafamentos nas estradas à medida que muitas populares estavam a tentar sair das regiões costeiras.

#AHORA Terremoto en Java, Indonesia de 7.3°. Evacuan a la gente de los edificios. pic.twitter.com/beZzx3esri

As autoridades indonésias relataram um sismo de magnitude semelhante no mar de Java.

A Indonésia está localizada no chamado "Anel do Fogo do Pacífico" e tem terramotos e erupções vulcânicas com alguma frequência.