A Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao Mar do Japão, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O míssil foi lançado perto da cidade ocidental de Unyul pelas 07:50 de hoje (23:50 de terça-feira em Lisboa), acrescentou.

Trata-se do primeiro lançamento de mísseis realizado desde o passado 19 de julho por Pyongyang, quando lançou dois mísseis de curto alcance e um terceiro de médio alcance.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, já reagiu ao lançamento do projétil, que terá caído a 250 quilómetros da costa japonesa.

"É uma grave ameaça contra a segurança do nosso país", disse Abe aos jornalistas. "Este é um ato ultrajante que não pode ser tolerado", acrescentou.

Também os Estados Unidos advertiram que estão preparados para defender o país e os seus aliados. 

“Estamos a par dos relatórios de que a Coreia do Norte disparou mísseis balísticos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Anna Richey-Allen, sublinhando que Washington condena veementemente este e os mais recentes lançamentos e testes de mísseis feitos por Pyongyang.

“Continuamos preparados para trabalhar com os nossos aliados e parceiros em todo o mundo para responder a mais provocações da Coreia do Norte, assim como para nos defendermos e aos nossos aliados de qualquer ataque ou provocação”, acrescentou, de acordo com as agências.